É verdade que você não tem tempo? Realmente? Você não tem nenhum tempo para meditar para dar uma hora para a meditação? Pense duas vezes. Pergunte de novo outra vez  à mente: “É esse o caso, que eu não tenho nenhum tempo?”

          Eu não vejo isso. Eu não vi um homem que não tivesse tempo suficiente. Eu continuo vendo as pessoas que estão jogando cartas e elas dizem: “Nós estamos matando o tempo.”. Elas estão indo ao cinema e dizem: “O que fazer?”. Elas estão matando tempo, fofocando, lendo o mesmo jornal repetidas vezes, falando sobre as mesmas coisas que elas estiveram falando por toda a vida delas, e dizem “Nós não temos tempo.”. Para coisas desnecessárias elas têm tempo suficiente. Por quê?

          Com uma coisa desnecessária, a mente não está em perigo. No momento em que você pensa em meditação, a mente se torna alerta. Agora, você está se movendo em uma dimensão perigosa, porque a meditação significa a morte da mente. Se você se move em direção à meditação, mais cedo ou mais tarde a sua mente terá que se dissolver, se aposentar completamente. A mente fique alerta e começa a dizer muitas coisas para você: “Cadê o tempo? E mesmo que haja tempo, existem coisas mais importantes para serem feitas. Primeiro, adie isso até mais tarde. Você pode meditar a qualquer momento. Dinheiro é mais importante. Ajunte dinheiro primeiro, então, medite em seu lazer. Como você pode meditar sem dinheiro? Assim preste atenção no dinheiro, então, medite depois.”.

          A meditação pode ser adiada facilmente, você sente isso, porque ela não está relacionada com a sua sobrevivência imediata. O pão não pode ser adiado – você morrerá. O dinheiro não pode ser adiado – ele é necessário para as suas necessidades básicas. A meditação pode ser adiada, você pode sobreviver sem ela. Na verdade, você pode sobreviver sem ela facilmente.

          No momento em que você for fundo na meditação, você não sobreviverá nesta terra, pelo menos você irá desaparecer. Do ciclo desta vida, desta roda, você desaparecerá. A meditação é como a morte, então, a mente se torna temerosa. A meditação é como o amor, assim, a mente se torna temerosa. “Adie.”, diz ela; e você pode continuar adiando ad infinitum. Sua mente está sempre dizendo coisas como essas. E não pense que eu estou falando sobre os outros. Eu estou falando especialmente sobre você.

 

OSHO, O Livro dos .Segredos, V1,  #4